Belle: UM DOS FILMES MAIS LINDOS QUE JÁ ASSISTI

Antes de começar a contar a minha experiência com o filme, quero apresentar as suas informações técnicas:

Título: Belle
Diretor: Mamoru Hosoda
Duração: 120 min
Estúdio de produção: Studio Chizu
Origem: Japão
Distribuidora: Paris Filmes
Gênero: Drama, Animação (Anime), Ficção Científica
Classificação: 12 Anos
Lançamento no Brasil: 27 de janeiro de 2022

Sinopse:
“Suzu é uma estudante de ensino médio de 17 anos que mora em uma aldeia rural com o pai. Por anos, ela foi apenas uma sombra de si mesma. Um dia, ela entra em “U”, um mundo virtual de 5 bilhões de membros na internet. Lá, ela não é mais Suzu, mas Belle, uma cantora mundialmente famosa. Ela logo se encontra com uma criatura misteriosa. Juntos, eles embarcam em uma jornada de aventuras, desafios e amor, em busca de tornarem-se quem realmente são.”

Suzu é uma adolescente que vive numa cidade de interior, no Japão. Ela era muito próxima da sua mãe, que depois de sofrer um acidente, tentando salvar uma criança num temporal, falece. Muito abalada, a menina se esconde e se isola até do próprio pai, que tenta diversas vezes se aproximar da filha, sem sucesso. A estudante abandona inclusive a música, que é sua grande paixão, mas que também a faz lembrar dolorosamente da mãe e dos momentos que elas não poderão mais passar juntas.

Depois de anos nessa angústia, Suzu descobre a grande sensação do momento: “U”, um mundo virtual onde cada pessoa pode ser o que quiser, e que levanta o lema de que se na vida real você não pode recomeçar, lá você consegue. O universo de realidade virtual foi criado e é administrado por pessoas chamadas Vozes e o avatar de cada usuário é denominado AS.

U é uma outra realidade. AS é uma nova versão de você.

Cada AS é criado a partir de características físicas e de personalidade da pessoa usuária através de um escaneamento biométrico do aplicativo, e o AS de Suzu é Belle, uma linda garota que se destaca no universo por ter uma voz maravilhosa e músicas encantadoras e emocionantes, alcançando, por isso, rapidamente o sucesso mundial.

Características de Suzu em comparação com Belle

Numa noite importante em que Belle estava apresentando um grande show, o espaço é invadido por uma grande fera, perseguida por justiceiros do universo. A garota fica intrigada sobre quem pode estar por trás da criatura e inicia uma longa e perigosa busca para tentar entender o motivo pelo qual a pessoa é tão agressiva e reclusa, se perguntando se tal personalidade é refletida também na vida real. Assim como ela, diversos veículos de imprensa e pessoas ao redor do mundo se fazem a mesma pergunta: QUEM É ESSA CRIATURA MISTERIOSA E O QUE ELA QUER NAQUELE UNIVERSO?

Com uma trilha sonora magnífica (sério! Busque as músicas para escutar, porque só de ouvir, já estou chorando de novo e de novo e de novo), Belle me encantou demais também por sua estética, que me lembrou bastante o jogo GRIS, que possui imagens belíssimas.

A história do filme é inspirada no famoso conto francês “A Bela e a Fera”, mas eu identifiquei de semelhança entre ambos, apenas o fato de a garota ser linda, de bom coração e dona de uma voz maravilhosa e a Fera viver isolada num castelo junto com outros serezinhos fofos. Há até uma cena no longa que me fez recordar da famosa cena de dança entre o casal da história clássica, mas nada mais que isso, a meu ver.

A cena mencionada.

Belle, para mim, fala sobre perdas, sacrifícios, solidão e a importância de se doar para que a outra pessoa possa ser salva, independente do que possam achar de sua ação; de deixar o egoísmo de lado e enxergar a dor do outro, assim como se permitir ser cuidada e acolhida.

A identidade da Fera foi uma grande surpresa pra mim e a cena que mais chorei foi quando elu é desmascarade. Eu com certeza quero assistir novamente, porque sempre tem detalhes a mais num filme como esse, que podem ser reinterpretados e reanalisados com mais calma. Apesar de ter uma abordagem de ficção científica, o drama gritou com mais força em minhas emoções e passei as duas horas num misto de angústia, choro de alegria, lágrimas de tristeza… e eu não terminei essa experiência sendo a mesma pessoa de quando comecei: vou levar pra vida o que aprendi com Belle e Fera, e isso não é um exagero.

Eu amei demais esse filme e indico MUITO que você assista. Mas oh: prepara o lenço! ♥

Assista ao trailer de Belle: https://youtu.be/UKM42nGCDZw.

3 comentários em “Belle: UM DOS FILMES MAIS LINDOS QUE JÁ ASSISTI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s