Trocando Ideia com Márcio Benjamin | Literatura de Terror Nacional

Em vídeo publicado no dia 26.11.22, no canal Passos entre Linhas, troquei uma ideia massa com o escritor Márcio Benjamin.

Márcio é “natalense do Estado do Rio Grande do Norte de 42 anos, que também trabalha como advogado. Especialista em Escrita e Criação pela Unifor/CE, autor de romances e livros de contos de horror rural e folclóricos (Maldito Sertão, Fome e Agouro), também já fez muita gente rir com suas peças de teatro (Hippie-Drive, Flores de Plástico, Ultraje). Figura tarimbada em projetos do Sesc (Arte da Palavra, Mostra Sesc de Culturas, Mostra Sesc Cariri, Flipelô), representou o seu Estado em Feiras Nacionais (Bienal do Livro do Ceará e de Recife) e Internacionais (Primavera Literária de Paris e Nova York e Feira do Livro de Paris). É roteirista de séries, curtas e longas-metragens. Finalista do III Prêmio Aberst de Literatura Lygia Fagundes Telles Narrativa Curta de Terror e do Prêmio OFF- Flip de Literatura 2020 e Ganhador dos Prêmios Moacy Cirne de Ficção de 2019 e do Prêmio Odisséia de Literatura Fantástica Narrativa Curta de Horror 2020. Acabou de assinar com a Editora DarkSide Books e com a Editora Globo, através das quais lançará novo trabalho em 2022.”

No conteúdo publicado no YouTube, conversamos sobre suas publicações:

x Maldito Sertão

“Histórias de suspense e terror baseadas no folclore e na literatura oral, ambientadas no Nordeste Brasileiro num estilo bastante envolvente. Márcio Benjamin é um dos expoentes da nova cena do terror brasileiro, figura carimbada nos eventos de literatura fantástica país afora. Sobre o livro, escreveram: ‘O que Márcio Benjamim faz com seu ‘Maldito sertão’ é coisa de assombração. Do tinhoso. Só pode. Alma viva não seria capaz de devolver a um adulto barbado a crença em criaturas esquecidas na primeira infância.”

x Agouro

“Quando o terror é real. Os campos de concentração do ceará, a pedra do reino de pernambuco, as minas malassombradas do Rio Grande do Norte. Às vezes o terror escapa das páginas dos livros e sussurra bem perto de você.”

x Fome

“Em uma pequena cidade do interior do nordeste, o apocalipse já começou. O profeta estava certo: o sertão vai virar mar. De sangue.”

x Sina:

“Sina é o primeiro romance do premiado autor Márcio Benjamin publicado pela DarkSide® Books. Uma obra de voz única, mordaz e que transborda assombro e verdade, um presente para quem procura uma literatura enraizada no solo brasileiro. Com um único fio condutor e três linhas temporais distintas que se entrelaçam, nossa jornada começa ao lado de José Trancoso, um viajante que se vê sem carro ou destino, abandonado pela graça divina em uma assombrada estrada de chão batido. A partir desse momento, tudo o que o leitor conhece como “real” passa a ser sublimado, mas não completamente esquecido.”

Assista ao nosso papo, aqui:

Nós tivemos um problema técnico nesta gravação, e pedimos desculpas pela qualidade do áudio não seguir o padrão dos conteúdos do projeto. Acrescentamos legenda para facilitar a compreensão da conversa.

• Edição por Jenni Cardoso (www.instagram.com/jennicardoso.edicoes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s