Blanche em apuros, de Barbara Neely | Podcast Clã das Pretas

Blanche é muito mais que uma simples história de mistério.

Neste sexto episódio do podcast Clã das Pretas, nós conversamos sobre o premiado livro: “Blanche em Apuros”, da autora e ativista Barbara Neely, publicado no Brasil pela Editora DarkSide, que foi patrocinadora dessa nossa leitura coletiva durante a Pretatona de 2022.

Mediado por Lorena Ribeiro (@passosentrelinhas), o episódio teve as participações de Isa Souza (@afrofuturas), Milena Enevoada (@enevoadaa) e Pétala Souza (@afrofuturas).

“Blanche em apuros” narra a história de uma mulher negra, gorda, com cerca de quarenta anos e que tem o nome de Blanche White (ironicamente, “branca branca”, numa tradução literal). Sua profissão é diarista, e depois de levar um calote e ter sido quase presa por emitir cheques sem fundos para pagar as despesas básicas de casa, ela se vê obrigada a fugir e trabalhar numa casa de campo de uma família cheia de mistérios e tensões.
Esse premiado livro, lançado originalmente em 1992, constrói a apresentação da personagem detetive amadora Blanche, que protagonizou mais outros três títulos da romancista. 

Compre Blanche em Apuros: https://amzn.to/3W89Kci.


A autora Barbara Neely foi ativista, tendo combatido as violências contra mulheres, defendido a legalização do aborto, além de ter lutado contra a discriminação de classe e auxiliado mulheres com passagens pela prisão. Essas militâncias, inclusive, estão bastante presentes em seu romance.


Pega a pipoca, prepara a louça pra lavar e se prepara pra fofoca literária. Vambora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s