Por Anderson Shon

Título: Dungeons & Dragons – Honra Entre Rebeldes (Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves)
Direção: Jonathan Goldstein (XII); John Francis Daley
Duração: 134 minutos
Data de lançamento no Brasil: 13 de abril de 2023
Origem: Estados Unidos da América
Classificação: 12 anos
Gênero: Ação; Fantasia
Sinopse: “Em um mundo repleto de dragões, elfos, anões, orcs e outras criaturas fantásticas, sobreviver é sempre um grande desafio. Raven Hightower é um humano que se arrisca entre os lugares mais perigosos e misteriosos desse universo, sempre com a ajuda de outros aventureiros que, assim como ele, estão dispostos a combater o mal e a derrotar as mais terríveis criaturas que surgem em seus caminhos. Baseado no jogo Dungeons & Dragons, um Role Playing Game (RPG) criado na década de 70.”
Querides players, hoje vamos jogar um RPG diferente. Eu sou Anderson Shon, o Dungeon Master, preparem seus dados, suas fichas para nos aventurarmos no universo da crítica da esperada adaptação Dungeons & Dragons – Honra Entre Rebeldes, vindo do clássico jogo de RPG de mesa. Aos mals desavisades, não, isso não é Caverna do Dragão no cinema, aos bens desavisades, RPG não serve somente pra te curar de anos e anos sentade incorretamente. Vamos para a crítica.
Preciso pedir que você role um D8 para ver se começamos a aventura com o clássico clichê de reunião numa taverna… hum… tirou 2… é, então nossa aventura vai começar num tribunal, onde os protagonistas, o bardo Edgin (Chris Pine) e a bárbara Holga (Michelle Rodrigues), armam um interessante plano para fugir dela. A dinâmica dos dois é envolvente e faz com que você compre a ideia de que os personagens se gostam. Principalmente pelo fato de Holga ser a figura materna da filha de Edgin, pois o mesmo teve a esposa brutalmente assassinada por Magos Vermelhos. O seu 2 no dado te dá direito a uma cena de taverna em flashback e está de bom grado.

O filme prossegue com a formação de um grupo, o que é uma aventura RPG sem um grupo, né? E para a surpresa dos clássicos, dessa vez temos um número par, com a adição do mago Simon (Justice Smith) e da druida Doric (Sophia Lillis). Mas há um quinto elemento, esse local é tomado algumas vezes por outros personagens, um deles é o paladino Xenk (Rege-Jean Page), clássico NPC – o filme também homenageia os RPG’s de videogames – com falas super heroicas e até com o andar clássico desse tipo de personagem nos jogos.
A dinâmica do grupo funciona bastante e temos a impressão o tempo todo que há alguém rolando os dados para as micro aventuras que divide o filme. Em alguns momentos é nítido que eles tiram 20, como na fuga inicial do Mago, em outros também fica claro que eles tiraram 1, como na invasão do grupo ao castelo. Nesse momento, há uma referência aos bugs que são comuns em jogos de RPG… esse filme honrou o contemporâneo lema nerd “eu sou fã e quero service”.
Falando em fan service, há uma participação bem especial que faz aquele carinho nerd no coração, no entanto, se você for alérgico a spoiler, pula para o próximo parágrafo; se não, pode continuar e aproveita e rola um D20… ihhhh… você foi mal de novo, tirou só um quatro, então foi culpa sua dos personagens do Caverna do Dragão terem aparecido tão pouco. Isso pode indicar algo bom, pois os mesmos, que nem fala e nem cena de ação têm, podem ser utilizados numa possível continuação do filme.
Para o fã mais raiz, cabe aqui um 5 razões que irão te fazer sair correndo para assistir ao filme: Labirinto com baús dando itens, magia de reviver mortos para fazer perguntas; clássico mapa de D&D, magia de congelar tempo e cubo gelatinoso; com certeza você já participou de uma aventura com o mínimo de três dos itens mencionados. O filme só peca na falta de monstros mais clássicos e em alguns momentos que se arrastam e poderiam ser resolvidos mais rápidos.

O final é emocionante; nessa parte, tenho certeza, os dados rolaram assim como pequenas lágrimas poderão rolar também. Por sinal, role um D10 pra ver se a crítica termina agora… aê!!! finalmente… tirou 10. Então fico por aqui e espero que você se sinta empolgade para ir ver esse delicioso filme no cinema.
Fim.