Herói de sangue: produção e protagonismo de Omar Sy | Festival Filmelier 

Título: Herói de Sangue (Tirailleurs)

Direção: Mathieu Vadepied

Duração: 109 minutos

Data de lançamento no Brasil: 05 de janeiro de 2023 (exibição no Festival Filmelier, em abril e maio de 2023)

Origem: França, Senegal

Classificação: 14 anos

Gênero: Drama, Guerra

Sinopse: “Um pai senegalês fará de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial. A produção é estrelada por Omar Sy, de “Intocáveis” e “Lupin”, e dirigida por Mathieu Vadepied. O filme foi exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes em 2022.”


Protagonizado por Omar Sy (também produtor do filme) e Alassane Diong, o filme Herói de Sangue é um drama contextualizado na I Guerra Mundial, quando o Senegal ainda era violentamente colonizado pela França. Este país sequestrava jovens senegaleses para levar ao fronte da Guerra entre a França e a Alemanha. Um dos jovens sequestrados pelas forças armadas da França foi Thierno Diallo (Alassane Diong), filho de Bakary Diallo (Omar Sy), protagonistas da história.

Por conta da situação, Bakary se alista de forma voluntária para salvar o filho e leva-lo de volta para casa. Entre um conflito e outro nas trincheiras, o pai tenta fugir com o filho, mas sempre acaba tendo seu plano frustrado por diversas circunstâncias.


Enquanto cenário, estamos mergulhades no cenário principal da angústia do pai ao tentar salvar o filho, notamos também a perversidade do colonialismo francês para com os povos de África, homens de diversas culturas foram reunidos à força para morrer na guerra sob o pretexto de se tornarem cidadãos franceses e buscavam, o tempo todo, fugir da guerra.


O filme retrata a ingenuidade de Thierno, o desespero e a bravura de Bakary (em alguns momentos, tomando decisões equivocadas) e sobretudo as perversidades causadas pela França e a tentativa de redenção do país nos dias atuais que mantém viva a memória dos povos pretos que foram sequestrados e morreram defendendo um país estranho aos seus.

Esse é um exemplo de narrativa ficcional que nos apresenta traços históricos que são, muitas vezes, alvo de tentativas de apagamento. Indico muito a experiência de conferir “Herói de Sangue”.


Assisti a esse filme no Festival Filmelier no Cinema, que uma realização da Sofá Digital, e está acontecendo entre os dias 19 de abril a 10 maio de 2023. O festival traz ao Brasil (em 24 cidades, incluindo Salvador), cerca de vinte filmes diversos e inéditos no país.

Deixe um comentário

Eu sou Lorena Ribeiro

Lorena Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome). Lorena tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos. Lançou em 2024 o seu primeiro livro artesanal de poesia: Amuleto.

Contatos