Menina de fogo: romance epistolar de Taylane Cruz | Dica rápida

“Menina de fogo” é um livro delicado, lindo, mas também doloroso:
de maneira muito poética, @taylanecruz dá voz à sonhadora e criativa protagonista dessa história que é narrada em forma de diário.


Menina de Fogo é um romance epistolar da sergipana Taylane Cruz. A história nesse livro é narrada pela pequena protagonista que documenta em seu diário pessoal um ano inteirinho de sua vida. Ambientado no nordeste brasileiro, o romance tem cheiro, sotaque e gostinho de interior. A escrita de Taylane é fortemente poética, o que torna a leitura leve, fluida e emocionante.


Apesar de acompanharmos muita aventura e reflexões positivas da protagonista, que está passando da infância para a adolescência, também há muita dor ao lermos seus relatos de situações em que vivenciou opressões de raça e gênero, mesmo tão nova.

Li o livro aos pouquinhos, cuidando de cada pedaço. Chorei em algumas passagens, mas também ri muito e me emocionei com outras.

O primeiro beijo, a primeira decepção com a vida, as traquinagens da infância e aprendizados filosóficos de vó e vô… Tudo isso e mais um pouco, você encontrará nos escritos da menina de fogo.

Indico demais a leitura desse livro que foi escrito pela sergipana Taylane Cruz e publicado pela @editorajandaira.

Me conte:

Para você: “as coisas bonitas fazem valer a dor do mundo“? 🍃

Deixe um comentário

Eu sou Lorena Ribeiro

Lorena Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome). Lorena tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos. Lançou em 2024 o seu primeiro livro artesanal de poesia: Amuleto.

Contatos