Gonzo: Poesias de Louise Queiroz com toques de sensualidade e reflexões ancestrais | Dica rápida

🍃 “que saibamos zelar e amar nosso próprio coração”

(Louise Queiroz)

“Gonzo” é livro de autoria da artista soteropolitana Louise Queiroz, publicado pela @ed_ogums.

Nesse novo material, a poeta mantém a delícia de uma escrita carregada de reflexões ancestrais e brinca com outras formas de fazer poesia, apresentando construções de imagens e jogos de palavras; além de referências ao haicai (uma estrutura poética de origem japonesa).

Além de temas como religiosidade, filosofias de vida e amores, Lou não deixa de demarcar a importância da coletividade ao citar outras obras de artistas tão incríveis quanto ela própria: podemos encontrar poesias, músicas e artigos como uma espécie de dica da autora em meio às suas palavras autorais, além de dedicatórias afetuosas.

🍃 Eu sou encantada pela escrita de @louisequeirozescritora desde “Girassóis estendidos na chuva”, sua primeira publicação solo; e Gonzo me fez apaixonar ainda mais pelo modo criativo, doce e ao mesmo tempo ousado em que Louise se mostra pro mundo por meio de seus textos.

Em “Gonzo”, me deparei com poesias eróticas que apresentam uma sensualidade delicada, sutil, e que vai além do puro sexo: Louise descreve, por exemplo, um tesão que é inspiração artística, vital:

“Há, amor,
um gozo particular na casa vazia
e neste silêncio que me excita à criação.”

Na poesia “Axioma”, o eu lírico flerta com a não monogamia, o que também me chamou atenção, porque embora seja um tema muito discutido atualmente, não vejo tão presente nas artes que consumo:

“Seu coração encruzilhado, sinuoso, vasto:
não prendo. […]
Só o teu amor não basta, nem bastaria.
Mas quando você vem a casa esta desperta, […]”

Eu indico demais a leitura de “Gonzo” e espero que você se encante tanto quanto eu por essa coleção de poesias gostosas e possa se sentir acolhida por Louise poeta. Afinal:

“Palavra soprada no Tempo
nunca estará sozinha.”

Deixe um comentário

Eu sou Lorena Ribeiro

Lorena Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome). Lorena tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos. Lançou em 2024 o seu primeiro livro artesanal de poesia: Amuleto.

Contatos