Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira está com duas exposições ativas, abertas ao público

Obras de Ludimila Lima – fotografia de Lorena Ribeiro

Você já conhece o MUNCAB?

O Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira está localizado no centro histórico de Salvador, Bahia, e funciona de terça a domingo, com gratuidade em dois dias da semana.

Esse é um museu que tem como foco valorizar as práticas artísticas e culturais afro-brasileiras e indígenas e atualmente está com duas exposições muito bacanas abertas ao público:

Obra de Nádia Taquary – fotografia de Lorena Ribeiro

Òná Ìrín: Caminho de Ferro” é uma exposição individual da baiana Nádia Taquary, e apresenta peças confeccionadas em ferro, representando o sagrado, o feminino e as ligações entre o Brasil e o continente africano.
A exposição estará disponível até 23 de março de 2025.

Arte de Eder Muniz – fotografia de Lorena Ribeiro

Já “Raízes: Começo, Meio e Começo” é uma exposição coletiva, com mais de 200 obras de 80 artistas colaboradores. Dividida em cinco eixos, a apresentação ocupa dois andares do Muncab: o térreo e o primeiro andar.
Lá, você encontrará obras de baianas como: Ludimila Lima, Ananda Santana, Mário Vasconcelos, Yacunã Tuxá, Eder Muniz, entre muitos outros.
Raízes, começo meio e começo estará aberta à visitação até nove de março de 2025.


Mais informações:

– Funcionamento das 10h às 17h, de terça à domingo;

– Último acesso até às 16:30h;

– Os ingressos (R$20 e R$10) podem ser adquiridos na bilheteria do museu presencialmente e online.

GRATUIDADE

– Todas as quartas-feiras e domingos.

*Outras gratuidades e informações sobre meia entrada estão disponíveis no site do museu.

Deixe um comentário

Eu sou Lorena Ribeiro

Lorena Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome). Lorena tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos. Lançou em 2024 o seu primeiro livro artesanal de poesia: Amuleto.

Contatos