Clã das Pretas

Foto de Lorena Ribeiro.

⠀⠀

O Clã das Pretas foi criado em 2018, com o objetivo de divulgar e discutir a literatura afrocentrada, com foco em obras de ficção escritas e/ou protagonizadas por personagens negras. Composto por oito mulheres, o projeto é principalmente um clube de leitura virtual. Mensalmente, são divulgados e discutidos livros escolhidos previamente, através do perfil no Instagram @cladaspretas. As conversas acontecem através de um grupo no WhatsApp, criado exclusivamente para tal fim.

Atualmente, fazem parte do Clã as escritoras e criadoras de conteúdo: Nátalia Cardozo (@mastersyka), Ana Rosa (@falarosa), Isabella Souza e Pétala Souza (@blogparenteses), Luciana Bento (@amaepreta), Maria Ferreira (@impressoesdemaria), Lorena Ribeiro (@passosentrelinhas) e Milena Souza (@enevoadaa).

Em 2020, o Clã das Pretas promoveu a primeira edição da Pretatona, maratona literária que tem por objetivo promover a divulgação e consumo de artistas negras(os).

Clube de Leitura Passos entre Linhas

Fotografia de Lorena Ribeiro

⠀⠀

O Clube de Leitura Passos entre Linhas teve início em 2019, após o convite da analista de eventos Marcelle Ribeiro, para que criássemos um clube de leitura na Livraria Cultura, em Salvador-Ba, com o objetivo de incentivar o consumo de livros produzidos por autores negros.

O primeiro evento do clube de leitura aconteceu em junho de 2019, na Livraria Cultura de Salvador-Ba e desde então, são realizados encontros mensais, para discutir sobre diversas temáticas, através das leituras de livros pré-selecionados. Já foram discutidos temas como: feminismo negro, representatividade positiva nos livros infantis, combate ao racismo, câncer de mama etc.

Registro do primeiro encontro do Clube de Leitura Passos entre Linhas

⠀⠀

Escritoras e artistas convidadas contribuem com as discussões nos encontros. Já participaram, por exemplo: Maria Ferreira (Impressões de Maria), Sandro Sussuarana, Carolina Magalhães, Caroline Adesewa (Afroinfância), Ana Fátima dos Santos, as autoras da coletânea Corpo que Queima, o coletivo Enegrescência, Louise Queiroz etc.

É possível acompanhar as divulgações sobre o clube de leitura através da hashtag #ClubePassosentreLinhas, no Instagram. Você pode, também, se cadastrar neste formulário, para receber informações no e-mail sempre que um novo encontro for marcado.

Neste período de quarentena, por incentivo das pessoas frequentadoras do clube em seu formato presencial, optamos por continuar o projeto em uma adaptação online. Para cadastrar seu e-mail e receber o link de participação do evento virtual, preencha este formulário.

Acompanhar eventos.

Clube de Escrita Entre Escritas

Fotografia de Lorena Ribeiro

⠀⠀

O Clube de Escrita Criativa Entre Escritas é um projeto idealizado por Lorena Ribeiro e Tainah Cerqueira, desde 2019, no intuito de incentivar a produção criativa de textos literários, a partir de desafios de escrita lançados periodicamente no canal Passos entre Linhas. Todas as atividades já propostas estão disponíveis em uma playlist.

Há um grupo no WhatsApp destinado a trocas de experiências entre os participantes do clube, compartilhamentos de produções que têm ou não relação com os desafios propostos e, também, divulgação de editais literários para possíveis publicações. Para participar do grupo, basta realizar a inscrição neste formulário.

Além disso, é possível acompanhar o projeto no Instagram, através da hashtag #ClubeEntreEscritas.

Publicações

💻 Online

– Medium: https://medium.com/@lorenaribeiro_30530

– Poesias “Esse cabelo”, “Poesia(r)” e “Desencontros” expostas na Estação Pirajá de Metrô, em Salvador-Ba, na segunda edição do projeto Poesia sobre Trilhos. É possível ter acesso aos textos através do site da CCR Metrô Bahia: http://www.ccrmetrobahia.com.br/media/2458/exposi%C3%A7%C3%A3o_prj_poesia-sobre-trilhos.pdf

– Poesia “Conflito Pandêmico” publicada na página Literatura Negra Feminina, no Instagram: https://www.instagram.com/p/CBvam8bntjm/

– Poesia “Desencontros“, declamada e escrita, no site do autor Anderson Shon: https://andersonshon.com/2020/05/08/o-que-voce-esta-lendo-001-lorena-ribeiro-podcast/

– Conto “A assonância do amor“, publicado na página Lendo Mulheres Negras, na primeira edição do projeto Lendo Vocês: https://www.facebook.com/lendomulheresnegras/photos/a.1134506139939588/1759324007457795/?type=3&theater & https://www.instagram.com/p/BkgK11dlMDt/

⠀⠀

🎓 Acadêmicas

– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7110186274232554

– NASCIMENTO, Lorena Cristina R.; PAIM, Marcela Moura T. Formas pronominais de tratamento na fala popular de Amargosa. In.: LOPES, Norma da Silva; SANTOS, Elisângela Santana dos; CARVALHO, Cristina Santos de. Língua e Sociedade: Diferentes perspectivas, fim comum. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 29-44. Disponível em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/lingua-e-sociedade-diferentes-perspectivas-fim-comum-1576.

– NASCIMENTO, Lorena Cristina R. A variação tu/você no português popular falado de Amargosa-Bahia. In.: ATAÍDE, Cleber; SOUSA Valéria Viana. Língua, texto e ensino: Descrições e aplicações. Recife: Pipa Comunicação, 2018. p. 483-494. Disponível em: http://www.gelne.com.br/arquivos/L%C3%ADngua-texto-e-ensino%20-%20Gelne.pdf.

– NASCIMENTO, Lorena C. R.; LOPES, Norma S.; SILVA, Viviane M.; BATISTA, Marli P. Três fenômenos variáveis no português de Salvador. In: LOPES, Norma da Silva; SOBRAL, Gilberto Nazareno Tellesl; OLIVEIRA, Jaciara Ornélia Nogueira de. Linguagem na cidade: Estudos sócio-discursivos. Salvador: Quarteto Editora, 2012. p. 47-62.

⠀⠀

📚 Livros e Antologias Literárias

– Ver livros autorais: https://eulorenaribeiro.com/livro-autoral/

– Ver antologias: https://eulorenaribeiro.com/antologias/

Passos Entre Linhas

Foto de Lorena Ribeiro.

O Passos entre Linhas é um projeto idealizado por Lorena Ribeiro e Rafael Rocha. Com início em 2016, tem por objetivos principais: divulgar literatura, sobretudo, nacional e produzida por autores e autoras negras, além de promover o incentivo à visitação de espaços culturais, principalmente em Salvador-Ba, por meio de postagens no Instagram e Youtube.

A partir do Passos entre Linhas, foram iniciados os projetos Clube de Leitura Passos entre Linhas, que acontece presencialmente em Salvador; e o Clube de Escrita Criativa Entre Escritas, com desafios disponibilizados no canal do Youtube, a fim de incentivar a produção literária de jovens escritoras(es) e leitoras(os).

Lorena apresenta palestras sobre leitura e produção literária e participa de eventos sobre Literatura Negra e Infantil com Representatividade Positiva, além de ministrar oficinas de escrita criativa.

Apoie o Passos entre Linhas no Catarse: https://www.catarse.me/passosentrelinhas