
⠀⠀
Antes de ser Clube Lendo a Bahia, o Clube de Leitura Passos entre Linhas teve início em 2019, após o convite da analista de eventos Marcelle Ribeiro, para que criássemos um clube de leitura na Livraria Cultura, em Salvador-Ba, com o objetivo de incentivar o consumo de livros produzidos por autores negros.
O primeiro evento do clube de leitura aconteceu em junho de 2019, na Livraria Cultura de Salvador-Ba e desde então, foram realizados encontros mensais para discutir sobre diversas temáticas, a partir das leituras de livros pré-selecionados. Na época, foram discutidos temas como: feminismo negro, representatividade positiva nos livros infantis, combate ao racismo, câncer de mama etc.

⠀⠀
Escritoras e artistas convidadas contribuem com as discussões nos encontros. Já participaram, por exemplo: Maria Ferreira (Impressões de Maria), Sandro Sussuarana, Carolina Magalhães, Caroline Adesewa (Afroinfância), Ana Fátima dos Santos, as autoras da coletânea Corpo que Queima, o coletivo Enegrescência, Louise Queiroz etc.
É possível acompanhar as divulgações sobre o clube de leitura através da hashtag #ClubePassosentreLinhas, no Instagram.
Durante o período de quarentena, por incentivo das pessoas frequentadoras do clube em seu formato presencial, adaptamos os encontros para o online e, após o início do projeto Lendo a Bahia, em 2021, surgiu a ideia de unir ambas as iniciativas e criar o Clube Lendo a Bahia, que tem por objetivo incentivar as leituras de autores baianes, além de disseminar ainda mais tais obras.
Em 2022 aconteceram dois ciclos de leitura do Clube Lendo a Bahia, no formato online (sobre os livros “Vozes Nordestinas” e “O coração em outra América”, com participação dos autores Deko Lipe e Lorena Ribeiro (sobre o primeiro livro); e do Evanilton Gonçalves, no segundo momento.
Durante o ano de 2023 o clube aconteceu em parceria com a Livraria LDM, no formato presencial, bimestralmente. E a partir de 2024, a fim de alcançar maior número de leitores por todo o Brasil, o Clube Lendo a Bahia volta ao formato virtual, por meio de assinatura na plataforma Catarse: www.catarse.me/passosentrelinhas.

Acompanhe o clube através da hashtag: #LendoaBahia e #ClubeLendoaBahia. Perfil @clubelendoabahia.
Acompanhe os registros aqui.
Em 2023 foi aprovado o projeto “Lendo a Bahia: contemporaneidade negra e indígena na literatura jovem“, e você pode saber mais, aqui.



Deixe um comentário