

Lorena Ribeiro é soteropolitana. Nascida em dezembro de 1991, sempre foi apaixonada pelas leituras. Gosta de escrever desde a infância, tendo dado início à pratica através de diários. É graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É criadora de conteúdo no YouTube e Instagram no projeto literário Passos entre Linhas. Nele, Lorena tem como foco a divulgação de autores brasileiros, principalmente autoras negras, além de dar dicas de passeios culturais. Participa de eventos literários, discutindo sobre literatura negra e literatura infantojuvenil. Administra o Clube de Leitura Lendo a Bahia e é coidealizadora do projeto de escrita criativa Entre Escritas. É também, uma das administradoras do coletivo Clã das Pretas. Em 2020, teve aprovado o projeto “Estações de Leitura: Acervo Móvel Literário de Escritoras Negras Baianas” pela Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc.
Já em 2023, produziu o projeto “Lendo a Bahia: contemporaneidade negra e indígena na literatura jovem”, contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).
Lorena tem publicados o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e o livro artesanal de poesias: “Amuleto”, além de fazer parte de antologias de poesias e contos.
Currículo artístico (resumido) aqui.
Portfólio, aqui.
⠀⠀
Fotografias para divulgações






Fotografias por Rafael Rocha.


Fotografias por Diego Padilha.


